Programação 2021

(todos os eventos serão online e transmitidos em tempo real enquanto durar a pandemia)

Janeiro

19 – Lançamento do site da  Senhor Corvo e anúncio da programação anual.

  • O pianista Alexandre Romariz toca o Prelúdio 15 (A Gota d’Agua) do Opus 28 de Frédéric Chopin.
  • Cláudio Chinaski lê o poema “O Corvo”, de Edgar Allan Poe, em tradução de Fernando Pessoa.
  •  Marcelo Suplicy fala sobre o papel de Poe na transição da narrativa de horror para o ambiente urbano, fazendo a ponte do Romantismo para o Realismo; e sua influência na narrativa de Horror no Ocidente.

Apresentação e comentários: Sonia Zaghetto

Evento gratuito e aberto ao público em geral.

Fevereiro

3 e 5 – Início do Curso “O Tempo da Arte – Uma Jornada pela literatura, cinema, teatro e música clássica”, com os escritores Sonia Zaghetto e Cláudio Chinaski e o pianista Alexandre Romariz. Duas turmas: às quartas e às sextas-feiras. Encerramento: 28 e 30 de abril.

Evento pago e aberto ao público em geral. Associados do Clube dos Observadores de Corvos do Sr. Poe têm direito a desconto e facilidades no pagamento.

Março

8 (2ª feira) – Dia Internacional da Mulher. O Universo feminino na arte. Convidadas: Renata Sanches e Águeda Macias. 19h

Evento gratuito e aberto ao público em geral

25 (5ª feira) – Ópera para iniciantes. Destinado a pessoas interessadas em conhecer o universo operístico. O que é ópera? As principais óperas, os compositores mais famosos. Convidados de Sonia Zaghetto e Cláudio Chinaski: Thiago Monaco e Carlos Eduardo Cianflone.

Evento gratuito e aberto ao público em geral.

Abril

25 (domingo) – Recital “Uma noite com Shakespeare”. Cláudio Chinaski recita 25 sonetos de William Shakespeare em homenagem à data de seu aniversário. Viola da Gamba: Águeda Macias . (Online e ao vivo) 

Evento pago. O público em geral tem acesso comprando ingressos. Os associados do Clube dos Observadores de Corvos do Sr. Poe têm acesso gratuito.

Maio

7 – “Uma aldeia do tamanho do mundo”: homenagem ao aniversário de Rabindranath Tagore – Prêmio Nobel de Literatura de 1913. 

Evento gratuito e online: Lançamento da Edição exclusiva do texto dramático O Correio, de Tagore, com tradução, prefácio e notas de Sonia Zaghetto. O livro traz ainda um estudo dos aspectos dramáticos do texto, escrito pelo dramaturgo Cláudio Chinaski, uma biografia de Tagore e a tradução de uma lenda bengali citada no texto. O livro será vendido ao público em geral e enviado gratuitamente aos membros do Clube de Observadores de Corvos do Sr. Poe.

Apresentação: Cláudio Chinaski

Convidados: Sonia Zaghetto e Victor Tagore

22 – Leitura dramática do texto “O Correio”, de Rabindranath Tagore, dirigida por Cláudio Chinaski, com elenco de atores profissionais 

Evento online. Pago para o público em geral e gratuito para os associados do Clube de Observadores de Corvos do Sr. Poe.

Junho

13 (domingo) – “Entre nós, em Pessoa” –  Aniversário de Fernando Pessoa. Convidado: o escritor  Eduardo Pastore. Apresentação: Cláudio Chinaski.

Live com leitura de poemas e a participação de Eduardo Pastore, autor do livro “Eu em pessoa” (ed. Chiado).

Evento gratuito e aberto ao público em geral

27 (domingo) – Festa de Rosa – Festa virtual para celebrar Guimarães Rosa. Convidada: Regina Pereira.

           Evento gratuito e aberto ao público em geral.

Julho

15 (5ª feira) – André Gabbeh (entrevistado por Sonia Zaghetto e Cláudio Chinaski. Convidada: Landa de Mendonça). Redes sociais, a criação de um estilo próprio e livre, viralização, livros.

       Evento gratuito e aberto ao público em geral.

29 (5ª feira) – Arte na rota da seda.  Sonia Zaghetto e Cláudio Chinaski entrevistam a historiadora e pesquisadora de História Cultural, Carmen Lícia Palazzo.

         Evento gratuito e aberto ao público em geral.

Agosto

5 – Início do Curso online “Shakespeare e o Cinema”, com Cláudio Chinaski, no qual serão analisadas adaptações da obra de William Shakespeare para o cinema. Início: 5 de agosto e término: 30 de setembro. Uma aula por semana em um total de 16h/a.

Evento pago para o público em geral e gratuito para os associados do Clube de Observadores de Corvos do Sr. Poe.

23 – Nelson Rodrigues: Pornográfico, eu?
Palestra sobre a dramaturgia de Nelson Rodrigues. O evento acontece no dia do aniversário do maior dramaturgo brasileiro e pretende analisar a atualidade de suas principais obras. Com Cláudio Chinaski.

Evento gratuito e aberto ao público em geral.

Setembro

1 – “John Steinbeck, Joseph Conrad, Charles Bukovski e John Fante – uma literatura masculina. Ciclo de conversa com Sonia Zaghetto e Cláudio Chinaski.

Evento fechado, exclusivo para convidados e para os associados do Clube dos Observadores de Corvos do Sr. Poe

19 – Às 17h (hora de Brasília) – A retórica em Bach – A música construindo afetos – Águeda Macias.

          Evento gratuito e aberto ao público.

Outubro

7 –  “Ulisses e a jornada do herói, uma leitura da Odisseia” (outubro-novembro), com Sonia Zaghetto. Encerramento: 26 de novembro. Aulas às 5as feiras. 2 horas.

Evento pago para o público em geral. Para os associados do Clube de Observadores de Corvos do Sr. Poe será oferecido desconto.

19 – A arte personalíssima de Jean-Michel Basquiat, Jenny Saville e Robert Nava: antes de ser bela, a arte contemporânea pretende ser expressiva: palestra com Rey Vinas, editor, escritor e artista plástico. Publicou 18 livros, três deles premiados. Os livros do autor são comercializados pela Amazon e seus desenhos e pinturas originais, além de reproduções, têm a representação da galeria Saatchi Art, da Califórnia.

Evento exclusivo para convidados e para os associados do Clube de Observadores de Corvos do Sr. Poe.

Novembro

16 – A poesia da senhora HiIda Hilst: estranhamento, espanto, enigma e drama.
Palestra com Rey Vinas, editor, escritor e artista plástico. Publicou 18 livros, três deles premiados. Os livros do autor são comercializados pela Amazon e seus desenhos e pinturas originais, além de reproduções, têm a representação da galeria Saatchi Art, da Califórnia.

Evento gratuito e aberto ao público em geral

Dezembro

1 – Lançamento do novo livro de contos de Sonia Zaghetto e Cláudio Chinaski. O livro será vendido ao público em geral e enviado gratuitamente aos membros do Clube de Observadores do Sr. Poe.

Evento gratuito e aberto ao público em geral.

9 – (5ª feira) – Beethoven 250 anos – Sonia Zaghetto, Claudio Chinaski, Angélica Kolody e Alexandre Romariz.

Evento gratuito e aberto ao público em geral.